EM 1967, ISRAEL DISPUNHA DE 286 AVIÕES DE COMBATE, 50 PLATAFORMAS DE SAM'S E 550 PEÇAS ANTI AÉREAS.
POR SEU LADO, EGIPTO, SÍRIA E JORDÂNIA DISPUNHAM DE UM TOTAL DE 682 AVIÕES, 160 SAM'S E 2000 PEÇAS AAA ( ARTILHARIA ANTI- AÉREA).
PARA AS FORÇAS ISRAELITAS, A ESTRATÉGIA AÉREA DESENVOLVIDA ASSENTOU NA OBTENÇÃO DE UMA SUPERIORIDADE AÉREA ATRAVÉS DA DESTRUIÇÃO DE ARENOVAS INIMIGAS PREFERÊNCIA AINDA NO CHÃO. ESTA IDEIA PODE CONSIDERA-SE NO SEGUIMENTO DE PERMISSAS DESENVOLVIDAS DÉCADAS ANTES POR DIVERSOS PENSADORES NOMEADAMENTE:
MITCHELL - A SUPERIORIDADE AÉREA É INDESPENSÁVEL PARA O ÊXITO DAS OPERAÇÕES MILITARES
DOUHET - NA GUERRA AÉREA APENAS A OFENSIVA CONTA
SEVERSKY - O PODER AÉREO SÓ PODE SER VENCIDO PELO PODER AÉREO.
COMO CONSEQUÊNCIA DESENCADEADA PELA FORÇA AÉREA ISRAELITA, A TAXA DE ATRIÇÃO FOI ALTAMENTE DESFAVORÁVEL PARA OS EGÍPCIOS, TENDO FICADO COM A MAIOR PARTE DOS AVIÕES DESTRUIDOS E PISTAS INTERDITADAS. (...) APÓS A TERCEIRA LEVA DE ATAQUE, A GUERRA AÉREA TINHA TERMINADO E AS FORÇAS TERRESTRES EGÍPCIAS TINHAM PERDIDO O SEU APOIO AÉREO.
UM DOS ASPECTOS MAIS RELEVANTES DO ATAQUE AÉREO FOI O RÁPIDO APRONTAMENTO DOS AVIÕES ENTRE MISSÕES ( O TEMPO MÉDIO DE ATERRAGEM DE REGRESSO DE UMA DETERMINADA MISSÃO DE REABASTECIENTO REMUNICIAMENTO ASSIM COMO TROCA DE PILOTO ATÉ DESCOLAGEM NÃO EXCEDIA OS 7 MINUTOS).
ESTE FACTO CONTRIBUIU PARA QUE OS ÁRABES ACREDITASSEM QUE O NÚMERO DE AERONAVES ISRAELITAS ENVOLVIDAS NA OPERAÇÃO ERA BEM SUPERIOR AOS 200 QUE ELES REALMENTE POSSUIAM.
NO PRIMEIRO DIA DE GUERRA, 4 DE JUNHO DE 1967, A FORÇA AÉREA ISRAELITA DESTRUI CERCA DE 350 AVIÕES ARÁBES.
NO EGIPTO FORAM ATACADOS 17 AERÓDOMOS E DESTRUIDOS 300 AVIÕES.
NA SÍRIA FORAM ATACADOS 5 AÉRODROMOS, 2 NA JORDÂNIA E 1 NO IRAQUE.
( NAS ÁREAS EXPOSTAS DO SINAI E NAS ESTRADAS ENTRE DUNAS DE AREIA, A MISSÃO EM TERMOS DE APOIO AÉREO OFENSIVO TORNOU-SE BASTANTE SIMPLES, EM VIRTUDE DA FACILIDADE NA REFERENCIAÇÃO DOS ALVOS ASSIM COMO FRACO PODER DE RESPOSTA DOS EGÍPCIOS.)
NO CURTO ESPAÇO DE DUAS HORAS E CINQUENTA MINUTOS, A FORÇA AÉREA EGÍPCIA TINHA DEIXADO DE XISTIR, A SÍRIA E A JORDÂNIA PRATICAMENTE NÃO TINHAM CAPACIDADE AÉREA, PELO MEIO DIA OS ISRAELITAS TINHAM OBTIDO SUPREMACIA AÉREA NO MÉDIO ORIENTE.
(...) NO CÔMPUTO GERAL ISRAEL PERDEU UM TOTAL DE 55 AVIÕES CONTRA OS 452 PERDIDOS PELO ANTAGONISTA..
COMO CURIOSIDADE, REFERE-SE QUE DESTES 452, 79 FORAM ABATIDOS EM MI~SSÕES DE LUTA AÉREA.
No comments:
Post a Comment