Monday, March 14, 2022

"Uns mandam, outros obedecem"

 Boa tarde! Eu nao vejo razao futuristica nenhuma, na  geopolítica norte americana em relaçao à Rússia, como inteligente, Obviamente que eu nao sou "pensadora do Estado", eu nao nasci para pensar, nasci para obedecer.

Mas eu, humildemente, apresento as minhas razoes.

A Rússia Czarista, feudal, isolacionista, possuia uma vasto território, que incluia a Ucrania, e até a Coreia do Norte (entre outras extensoes) com a Uniao Soviética, alcancou um espaço europeu expansionista, que perde com a Queda do Muro de Berlim. Na época os americanos, como pensam desde sempre, e mais visivelmente na América Latina e Central, estavam convencidos que uma Rússia democrática, era um dos seus, muitos fantoches. Tal nao aconteceu, de facto, nem com o Kremlin, nem com outras provincias russas que se tornaram independentes, como o Cazaquistao, o Azerbeijao, a Bielorússia...onde vigoram regimes semelhantes a Moscovo, nao tendo sido "absorvidos" pelo Orçamento norte americano. 

Ora, isto tudo para dizer que, uma Rússia nos moldes americanos, desintegrava se sem um regime fortemente centralizado, e seriam constituidos países, todos eles, com grande capacidade nuclear. Isso seria o total desiquilibrio mundial, a total instabilidade internacional, que prejudicaria toda a doutrina pós IIGG, de pacificaçao e ordem mundial, de estabelecimento da Paz, em diversos conflitos no planeta.

Defender o pensamento norte americano, como disse, quem sou eu, senao uma pequena mosca da fruta, está profundamente errado.

No comments:

Portugal International Intel (Houtis hit portuguese vessel with drone )

  https://www.sandiegouniontribune.com/business/nation/story/2024-04-30/portuguese-flagged-ship-is-hit-far-in-arabian-sea-raising-concerns-o...