Sunday, January 16, 2011

PORTUGAL NA SOMBRA - AVIÕES DE COMBATE DE 5.ª GERAÇÃO


F-22 Raptor


T-50 PAK-FA



Já está agendada a próxima feira de armamento mundial para o ano 2011. A VI Exibição de Armas e Equipamentos Miliatres “MILEX” vai ter lugar entre 24 e 27 de Maio de 2011, em Minsk, na Bielorússia; mais de 145 empresas ligadas ao sector vão estar representadas.
A Sukhoi russa projecta, para colocar no ar, no início deste ano, o famoso caça furtivo de 5.ª geração, o T-50 PAK-FA, que vem desafiar o jacto de combate também de 5.ª geração norte-americano, o F-22 Raptor.

As conexões com a OGMA portuguesa, subsidiária da Embraer Portugal, são que o Brasil, através da segunda empresa mencionada, deve entrar de cabeça para o sonho PAK-FA e financiar com 10 bilhões de USD a construção em série deste avião. Assim, sabe-se que a Embraer já começou a construir duas fábricas em Évora, num investimento de 148 milhões de euros, e que se estima que a produção se iniciará em 2012, nomeadamente a construção de asas para os ditos aviões de combate.

Portanto, cm toda a certeza que Portugal vai estar presente nas próximas feiras internacionais de armamento, interessados em competir na indústria de vanguarda de equipamento militar, do qual decididamente, nos encontramos estrategicamente à sombra.

Cielo e terra (duet with Dante Thomas)