Monday, October 12, 2009

CENTRAL NUCLEAR SECRETA QOM E O MISTÉRIO DO DESAPARECIMENTO

Uma fábrica suspeita de enriquecimento de urânio perto de Qom, a cerca de 100 milhas de Teerão, foi descoberta. A foto de satélite analisada pela Jane’s detectou um sistema de lançamento de mísseis terra-ar à superfície, um oficial da Defesa da Administração Obama declarou após reunião secreta de dia 1 de Outubro, posterior ao envio do dossier iraniano para a A.I.E.A. “ que não havia forma de dar volta ao relógio e imaginar que podia ser de outra maneira”; entretanto a França e a Grã-Bretanha afirmaram que a central de Qom podia ser uma fraude, ao que o chefe da Energia atómica iraniano, Ali Akbar Salehi avisou que o país estava sob fortes pressões de uma ataque preemptivo contra as centrais nucleares.
Em ligação a esta descoberta, encontra-se no entanto, o desaparecimento do cientista nuclear, Sharam Amiri que aconteceu numa peregrinação a Meca na Arábia Saudita em Maio deste ano, e sobre qual o M.N.E iraniano Manouchehr Mottaki acusou ontem os E.U.A do seu envolvimento no rapto.
O cientista trabalhava no centro de pesquisas da Universidade Malek Ahstar, por sua vez ligada à Guarda Revolucionária do Irão e estava listado pela União europeia de pertencer ao programa nuclear iraniano.; Três dias depois de ter chegado a Meca o cientista nunca mais foi visto, e os seus objectos pessoais encontram-se ainda no Hotel., sabe-se que fez uma chamada para a esposa Zahra Abdollahpour e diz-se que a inteligência israelita seguia-o desde a década de 80.
Mas este não foi o único desaparecimento relacionado coma central nuclear secreta de Qom, outro homem de negócios apenas designado por Mr. Ardelli, que também em tinha ligações à Guarda Revolucionária e que foi visto a última vez na Geórgia a obter equipamento militar.
Os desaparecimentos destes dois homens criam um problema ao Governo de Teerão pois ambos possuíam informação considerada sensível sobre o programa nuclear iraniano, sabe-se que a Guarda Revolucionária abriu um inquérito interno para apurar se estes casos foram infiltrações ou ainda operações de espionagem.
Está, entretanto, prevista uma inspecção internacional para o dia 25 de Outubro com o propósito de visitar a central nuclear de Qom, da qual se espera com interesse o resultado.

Cielo e terra (duet with Dante Thomas)