Sunday, January 6, 2013

O BCP, BPI e Caixa anunciaram hoje que irão pedir empréstimos ao Estado no valor de 6.600 milhões de euros, dos quais 5000 milhões virão do programa de ajuda externa a Portugal.
Por saber fica ainda se o Banif irá ou não concretizar o recurso ao plano de recapitalização que, recorde-se, tem 12000 milhões de euros disponíveis no âmbito do acordo de ajuda externa que Portugal assinou com a 'troika' constituída pelo Banco Central Europeu, o Fundo Monetário Internacional e a Comissão Europeia.

Os empréstimos hoje comunicados ao mercado irão permitir a estas instituições financeiras cumprir os rácios de solvabilidade 'core tier 1' de 9 por cento até final do mês, uma exigência da Autoridade Bancária Europeia (EBA em inglês) e do Banco de Portugal.
Em comunicado, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, referiu que, após estas operações, «cada um dos bancos irá ultrapassar os requisitos de capital exigidos pelo EBA», acrescentando que as instituições financeiras participantes «irão estar entre os bancos mais bem capitalizados da Europa».
O BCP anunciou hoje ter pedido um empréstimo ao Estado de 3500 milhões de euros, o BPI de 1500 milhões e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) de 1650 milhões de euros.
Num comunicado também divulgado hoje, as Finanças referem que, para o Governo emprestar o dinheiro, o BCP e o BPI «acordaram condições com vista a assegurar a protecção dos contribuintes, titulares últimos dos dinheiros públicos aplicados nas recapitalizações destes bancos, e apoiar a economia portuguesa, em particular no que se refere a continuar a assegurar o financiamento das famílias e das empresas».
E dá o exemplo de os bancos em causa se comprometerem «cada um a consignar pelo menos 30 milhões de euros por ano para investimento no capital de pequenas e médias empresas portuguesas».
O BCP vai pedir um empréstimo de 3500 milhões de euros ao Estado, dos quais 500 milhões serão através de um aumento de capital «destinado à subscrição pelos seus accionistas» com direito de preferência, a que se juntam mais 3000 milhões de euros subscritos pelo Estado em obrigações de conversão contingente (chamadas 'coco bonds') a pagar pelo banco a cinco anos.
As obrigações de conversão contingente são instrumentos totalmente reembolsáveis pelos bancos que aderem ao plano de recapitalização ao longo de um período de cinco anos e que só em certos casos, designadamente de incumprimento ou falta de pagamento, são susceptíveis de conversão em acções.
O aumento de capital será concretizado «no terceiro trimestre de 2012, para o que foi acordada desde já uma tomada firme pelo Estado a um preço de 4 cêntimos por acção».
Inserido ainda dentro deste plano, o BCP vai constituir «uma provisão adicional de cerca de 450 milhões de euros para riscos associados à degradação da situação económico-financeira da Grécia».
O Banco BPI realizará um empréstimo de 1500 milhões de euros ao Estado, sendo que compreende a emissão de obrigações de conversão contingente ('coco bonds') no valor de 1300 milhões, mais um aumento de capital de 200 milhões de euros.
Já a CGD vai reforçar os seus fundos próprios em 1650 milhões de euros de forma a cumprir os rácios de solvabilidade exigidos pelo Banco de Portugal até 30 de Junho deste mês.
O banco estatal comunicou que os fundos próprios da CGD «serão reforçados em 1650 milhões de euros até ao final do corrente mês de Junho de 2012», sendo que a repartição daquele montante entre acções e obrigações de conversão contingente «será definida oportunamente».
Tanto o Banco Espírito Santo (BES) como o Santander Totta não deverão necessitar da ajuda estatal.
O banco liderado por Ricardo Salgado realizou recentemente um aumento de capital superior a mil milhões de euros para evitar a intervenção pública na instituição.
O presidente do Santander Totta, António Vieira Monteiro, disse recentemente que o banco já atingiu em Dezembro todos os requisitos pedidos pela ‘troika’ até 30 de Junho.
A dívida de Angola a Portugal totaliza 1,04 mil milhões de euros


A dívida de Angola a Portugal totaliza 1,04 mil milhões de euros, anunciou o ministro das Finanças angolano.
Carlos Alberto Lopes, convidado do programa "Espaço Público", transmitido aos domingos à noite pela Televisão Pública de Angola (TPA), acrescentou que Angola deve no total 23,5 mil milhões de euros.
Daquele valor, 13 mil milhões dizem respeito à dívida externa e os restantes 10,5 mil milhões a dívida interna, resultante de emissões de obrigações e bilhetes de Tesouro, que servem para financiar o Programa de Investimento Público em curso e antecipar as receitas em função dos planos mensais de caixa, respectivamente.
Quanto aos maiores credores externos, além de Portugal, Angola deve 4,2 mil milhões de euros à China, outros 1,3 milhões de euros ao Brasil e ainda 902 milhões de euros a Espanha, especificou Carlos Alberto Lopes.
O parlamento angolano aprovou na generalidade, no dia 15, o Orçamento Geral de Estado para 2012, que contempla receitas e despesas no valor estimado em 4,42 triliões de kwanzas (34,12 mil milhões de euros).
Actualmente está em curso o processo de debate na especialidade, com a votação final agendada para 9 de Dezembro.
No passado dia 25, o vice-ministro do Planeamento, Pedro Luís da Fonseca, as Finanças, salientou que o OGE2012 "está no limite dos recursos" que foi possível mobilizar.
O Orçamento Geral do Estado prevê uma taxa de crescimento da economia de 12,8% em 2012, enquanto a meta de inflação está estimada em 10%.

Cielo e terra (duet with Dante Thomas)