Tuesday, January 22, 2013

FÁTIMA ROQUE ABRE BANIF EM ANGOLA


Luanda - Esta por abrir, no mercado angolano, um novo banco cuja proposta ou pedido de abertura é atribuído a antiga Secretaria para os assuntos econômicos  da UNITA, Maria Fátima de Moura Roque.
O processo foi alvo de estudo remetido ao “branch” da “inteligência financeira” devendo aguardar aprovação “superior” via Conselho de Ministro.
Pessoas de “ma fé” consideradas tendenciosa s estão associar,  agilidade do processo do novo banco como resultado de uma alegada vassalagem  consubstanciada na troca da aparição de Fatima Roque, em Setembro ultimo,  a uma comício partidario em Luanda  declarando seu voto ao “partido do coração”.
A aproximação de Fátima Roque ao regime do MPLA  acentuou-se via Embaixada de Angola em Lisboa na pessoa de Assunção dos Anjos ex Embaixador com quem passou a ter boa amizade. A ex dirigente do “Galo Negro” era frequentemente chamada para cerimônias diplomaticas da mesma. Em 2004 deu cara a um congresso de quadros angolanos, em Lisboa, realizado por  uma organização FACIDE, que teve encorajamento da Presidência angolana.
Alguns  dados  atestam que esta  aproximação ao regime do MPLA é remota estando na base da sua expulsão das fileiras da UNITA. Numa viagem feita a Luanda para contactos, a delegação da UNITA que ela acompanhava, na decada de 90, teria notado a certa altura a sua falta sem que a mesma tivesse justificado para onde teria ido. A informação chegou aos ouvidos de Jonas Savimbi que ela manteve contactos a margem da missão e este  tomou a mesma como “traição”. Savimbi retirou - lhe confiança  e a expulsou do partido.
Não são conhecido maus dizeres seus contra a UNITA ou contra a pessoa de Jonas Savimbi de quem diz ter enorme consideração. Esteve no primeiro congresso que elegeu Isaias Samakuva, figura  a qual goza de boa amizade. Outro no “Galo Negro” com que muito aprecia é Alcides Sakala antigo Representante da UNITA em Lisboa com quem chegaram a trabalhar juntos, em missões que resultaram na recepção considerada com cunho de estado de Savimbi em Lisboa.
Fátima Roque foi casada com Horacio Roque presidente do grupo do banco, BANIF, uma instituição que Savimbi teria certa participação de cota segundo rumores alimentados por elementos do MPLA da linha de José Ribeiro e João Melo. O BANIF festejou no passado dia 15 de Setembro na cidade do Porto, os  20 anos de existência

Cielo e terra (duet with Dante Thomas)