Saturday, February 13, 2010




TRIÂNGULO DOURADO


O tráfico de estupefacientes, em grande escala, remonta aos anos sessenta, em plena guerra do Vietname, escândalo Watergate, e criação da Organização dos Países do sudueste Asiático, e nasce assim a rota do Triângulo Dourado, Mianmar, Laos e Tailândia.
A passagem da droga, que tem como destino a Europa, é altamente complexa, e o transporte a partir de terra, utilizado durante a guerra do Afeganistão contra os Mujahedines foi bastante utilizada, através do contrabando de armas, vindos por comboios de viaturas ou mesmo arcaicamente, de burro.
Com a globalização, mudaram os meios para atingir os mercados ocidentais, e é amplamente usada a via aérea, conseguidos os fait-divers necessários à saída e à entrada dos aeroportos.
A Máfia, organização mundial do tráfico de droga, oriunda dos países produtores, conseguiu através dos tempos manter a assiduidade na colocação do produto, nos mercados mais vantajosos e lucrativos.
A diversão montada com maior frequência, para a passagem por avião, é a colocação da droga em objectos vendidos nos aeroportos, como souvenirs ou obras de arte, sendo que uma pequena quantidade de droga passa primeiro por um primeiro correio, e em seguida passa a quantidade da encomenda.
Os códigos dos negociantes de estupefacientes, são sinais ancestrais de chegada ao mercado, nomeadamente laços pretos nas janelas, ou os conhecidos assobios. Por norma a mercadoria é entregue em locais públicos, ou estabelecimentos comerciais, à hora do encerramento, ou durante a movimentação da cidade.
O ópio ou a cocaína, são objecto de grandes operações de fiscalização, terrestre, marítima e aérea, e as avultadas quantias de dinheiro, que são introduzidas através de branqueamento de capitais, são difíceis de descobrir e muito sofisticadas, embora a simplicidade seja ainda, o melhor engodo criminoso, por exemplo, a marcação de viagens e depois o cancelamento das mesmas, portanto lavagem de dinheiro, e assim é desviado capital para paraísos fiscais.
A guerra contra a Máfia, é muito perigosa, e actualmente mata centenas de pessoas, em ajustes de contas, ou suspeitas de informações à polícia.
Pede-se a actualização do problema, legalizando as drogas.

Cielo e terra (duet with Dante Thomas)