Tuesday, March 2, 2010

ETA CONEXÕES


A “kake borroka” (luta de rua) mantém-se inalterada no País Basco, quer sejam motivações de esquerda anarquista quer sejam de comunismo nacionalista. Estas acções são mantidas por via da propaganda e da angariação de membros, que possui órgão próprio dentro do grupo armado para selecção das entradas de apoiantes e reaccionários.
Os diversos processos judiciais, referentes a inúmeras detenções em Espanha e em França, foram também objecto de análise financeira com conexões ao PCTV (Partido Comunista de Terras Bascas) e com o AVC (Acción Nacionalista Vasca) , que através de informações paralelas, queriam obter um novo grupo “Batergune” (ponto de encontro) para devolver ao Batasuna as instituições políticas do País Basco. Os montantes envolvidos nestas operações de reabilitação ultrapassam os 200.000 euros, o que provavelmente se encontram conectados com o envolvimento dos patrões bascos, da construção civil e outros, em subornos e extorsões, negócios de estupefacientes e tráfico de armas.
Outra forma da ETA fazer política junto do grande público, é a utilização da WEB e dos canais de informação que produzem notícias favoráveis ao grupo. No entanto, em 2002, Balatazar Garzón mandou suspender as páginas da coligação, obrigando a que a ETA alterasse o seu servidor, do que utilizava regularmente como a Companhia Blueberry Hilton Communications e passando a utilizar o Remarkable Hosting.
A passagem reformulada pelo grupo armado, decidida em França, para montar bases logísticas em Portugal, é naturalmente uma forma de escapar ao controle apertado do enclave basco-francês, e aproveitar as oportunidades relativamente fáceis da obtenção de identificação falsa, identidades e matrículas, não inseridas em bases de dados policiais.

Cielo e terra (duet with Dante Thomas)