Monday, November 9, 2009

INTRUSÕES INFORMÁTICAS

Depois de alguma pesquisa, verifiquei que o ORACLE (sistema de gestão de dados utilizado por grandes grupos económicos) não tem uma linguagem proprietária, presumo portanto que esteja escrito em “C” sendo que é de referir, que o seu maior inimigo comercial é a Microsoft; Esta, por seu lado, vende outro sistema operativo conhecido por SQLServer que, por ter outro tipo de assistência técnica é mais fácil de violar.
Os informáticos avisam que é necessário que se esteja dentro da consola do sistema para aceder a informação, copiá-la ou transferi-la. Assim, é necessário que se saiba o username e palavra-chave, ou então, aceder como administrador.
Contudo o Ghostnet ou o Astalavista.com escrevem programas de intrusão nos sistemas através de freeware, ou seja downloads gratuitos e, informam sobre como aceder a sistemas, nomeadamente wireless (sem fios).
Assim, se tiver acesso aos servidores de I.P’S que é uma forma de ser transparente, ou então seguimos para um local muito movimentado de acesso à internet, como um cybercafé, ou ainda sentados num avião da British Airways (que se serve apenas de uma banda de rádio), não deixamos rasto físico capaz de nos revelar. Introduz-se a senha WEP ou WPA requerida e obtida pelos programas referidos, apenas existindo um senão, ou seja, terá que se estar relativamente perto do local pretendido, digamos 100 metros.
Portanto, com alguns conhecimentos informáticos, qualquer técnico consegue uma passiva intrusão em computadores alheios, assim aguarda-se que proximamente o processo se torne muito simplificado, e quanto mais a acessível mais perigoso é ser organização governamental.

QUEDA DO MURO DE BERLIM

Durante a década de 1980 o Presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev começou a implementar a Glasnost (reformas que abriam caminho à liberdade política) e a Perestroika (reestruturação económica); o fim da Guerra Fria aproximava-se inevitável, dado que a crise económica que se sentia no bloco de leste, nomeadamente a falta de concorrência à economia estatal, baixos salários e consequente falta de produtos essenciais causaram o despoletar do fim do socialismo, e a abertura à economia de mercado capitalista.
Em 1989, a queda do muro de Berlim protagonizou simbolicamente o fim das disputas ideológicas, permitindo a reunificação das duas Alemanhas. As últimas eleições na Alemanha deram a vitória à União Democrática Cristã (CDU) de Angel Merkel e obrigaram a nova coligação com o Partido Social Democrata (SPD) de Gerhard Shoreder, novamente portanto, uma estrutura de centro política mas que é por si só uma frágil maioria parlamentar, esta formação defende a redução de gastos governamentais o que irá de certa medida afectar as prestações sociais, sendo por isso que a reunificação alemã ainda se encontra por realizar na plenitude, dado que os alemães pagam uma taxa obrigatória de parte do seu vencimento para a sustentação da precária economia do leste do país.
Este facto pesa bastante no orçamento de estado e na economia privada, o que por si só implica uma subida de impostos, sendo que o desemprego afecta regionalmente mais o leste. Esperava-se em 1989 que, os investimentos nacionais e estrangeiros se deslocassem para aquela parte do país, tal não aconteceu de facto.
Em conclusão, a reunificação da Alemanha foi um momento único na história mundial recente mas que levará décadas a concluir, e portanto a guerra fria, no sentido económico do termo, ainda hoje é uma realidade para os cidadãos da Alemanha de Leste, não podendo o pragmatismo político europeu negar a visão estrutural e social que afecta e influencia esta região ainda actualmente tão cúmplice do confronto dos dois blocos ideológicos.
.





Cielo e terra (duet with Dante Thomas)