Friday, April 24, 2009

CONFLITO ISRAELO-IRANIANO

O Oficial da Armada João Nobre de Carvalho publicou um romance de espionagem pela editora Prefácio muito interessante “O Átomo Persa” que, envolve os nossos serviços de informações (SIS) e que o próprio editor a ele se refere questionando se é mera ficção ou apenas coincidência.
Teerão desde 2003, segundo notícias antigas do New York Times possui mísseis de longo alcance (cerca de 1000 Km) capazes de atingir a central nuclear israelita Dimona. Mas Telavive tem sempre respondido antecipadamente (mesmo com apelos dos iranianos à ONU), utilizando a sua alta tecnologia em especial da Força Aérea, usando corredores a este da Arábia Saudita, pelo centro do Iraque, pelo norte da Turquia, Síria e pelo norte do Curdistão iraquiano, para atacar sobretudo a central nuclear mais importante iraniana de Natanz, onde se produz em larga escala urânio enriquecido.
Segundo informações no site http://www.debka.com/ a intellegence israelita prevê que desde 27 de Julho, os iranianos poderão obter a bomba nuclear em 60 dias tendo em funcionamento 6000 centrifugadoras, por isso prevêem (com ou sem o apoio dos E.U.A) partir para o ataque de pelo menos, sete de nove alvos, do programa nuclear iranianos .
Ora, os israelitas segundo a ficção de Nobre de Carvalho utilizam também parcerias tecnológicas europeias, nomeadamente portuguesas.
Em conclusão, a política internacional israelita é-nos também cúmplice activamente quer estejamos ou não de acordo com ela.
Esperemos portanto que o Irão não contra-ataque Israel (aliado ao Hizballah ou à Síria que já tem tecnologia nuclear norte-coreana), porque obrigaria à internacionalização do conflito ainda em 2009 e o mundo mudaria do programa pacífico de Barack Obama para um panorama belicista mundial.

Cielo e terra (duet with Dante Thomas)