Friday, March 20, 2009

SOU ANARQUISTA OBSTÁCULO DAS FICÇÕES SOCIAIS

O BANQUEIRO ANARQUISTA DO FERNANDO PESSOA DO SEC. XXIII

EXCERTOS DE UM MANIFESTO FABULOSO, ESCRITO PELO PESSOA FUTURISTA QUE JÁ SE IMAGINAVA NO SÉC XXIII

1"TRABALHAR PARA O FUTURO, ESTÉ BEM....TRABALHAR PARA OS OUTROS TEREM LIBERDADE ESTÁ CERTO. MAS ENTÃO EU? EU NÃO SOU NINGUÉM?SE EU FOSSE CRISTÃO, TRABALHAVA ALEGREMENTE PELO FUTURO DOS OUTROS, PK LÁ TINHAM A MINHA RECOMPENSA NO CÉU, MAS TB SE EU FOSSE CRISTÃO, NÃO ERA ANARQUISTA, PK ENTÃO AS TAIS DESIGUALDADES SOCIAIS NÃO TINHAM IMPORTÂNCIA NA NOSSA CURTA VIDA:ERAM SÓ CONDIÇÕES DA NOSSA PROVAÇÃO E LÁ SERIAM COMPENSADAS NA VIDA ETERNA"
2"O ESTADO SOCIAL PRESENTE NÃO É POSSÍVEL UM GRUPO DE HOMENS, POR BEM INTENCIONADOS QUE ESTEJAM TODOS, POR PREOCUPADOS QUE ESTEJAM, TODOS SÓ EM COMBATER AS FICÇÕES SOCIAIS E EM TRABALHAR PELA LIBERDADE....SEM QUE ESPONTANEAMENTE CRIEM ENTRE SI UMA TIRANIA NOVA"
3"POR ANARQUISMO ENTENDO AQUELA DOUTRINA SOCIAL EXTREMA QUE PROCLAMA QUE NÃO DEVE HAVER ENTRE OS HOMENS OUTRA DIFERENÇA OU DESIGUALDADES SENÃO AS NATURAIS, E TODAS ESTAS COISAS EM VIRTUDE DAS FICÇÕES SOCIAIS, PK SÃO FICÇÕES PK NÃO SAO NATURAIS (...)ORA O PIOR É QUE NÃO APARECEU AINDA SISTEMA ALGUM QUE POSSA SER CONSIDERADO INTERMEDIÁRIO ENTRE O CAPITALISMO E O ANARQUISMO QUE NÃO SÓ SEJA SUPERIOR EM MATÉRIA DE LIBERDADE AO CAPITALISMO, MAS SEQUER EQUIVALENTE.
O SOCIALISMO E O COMUNISMO BASEIAM-SE NA IDEIA DE IGUALDADE, DESPREZANDO A LIBERDADE. COM O SOCIALISMO E O COMUNISMO O BURGUÊS PERDE E O TRABALHADOR NÃO GANHA. O BURGUÊS FICA ESCRAVO, O QUE NÃO ERA; O OPERÁRIO IGUAL AO BURGUÊS CONTINUA COM OUTRO DONO, O ESCRAVO QUE ERA"
4"ORA QUAL O EMPREGO NATURAL DAS NOSSSAS QUALIDADES NATURAIS? O SERVIR OS FINS NATURAIS DA NOSSSA PERSONALIDADE? ORA DOMINAR ALGUÉM SERÁ UM FIM NATURAL DA NOSSA PERSONALIDADE. PARA O ANARQUISTA É CLARO, QUEM ESTÁ NO LUGAR DE INIMIGO É QUALQUER REPRESENTANTE DAS FICÇÕES SOCIAIS E DA SUA TIRANIA"
BAKUNINE NÃO PORIA MELHOR EM SUA DEFESA DO ANARQUISMO.
QUE IDEAL TÃO SUPREMO, TÃO UNIVERSAL, TÃO LIGADO AO FUTURO.

Cielo e terra (duet with Dante Thomas)