Saturday, February 26, 2022

Ending the evening.....(in portuguese)

 Março 1975

O meu Pai, a minha Mae e eu fugimos de África, na iminencia da independencia de Moçambique, já sem o apoio do exército portugues a assegurar a vida de quem vivia no Império.
Chegados ao Boeing 727, com mais de 350 pessoas a bordo, a retornar a Portugal, foi nos dito que nao havia lugar no aviao para o meu Pai.
As hospedeiras contaram os lugaraes 3 vezes. O meu Pai, saiu do aviao, e retomou ao parque de estacionamento onde tinhamos abandonado o carro, com a minha Mae num pranto de lágrimas e eu, a chorar desesperadamente.
Subitamente, uma sra grita no aviao "Está aqui um lugar!" O Aviao já com os motores a trabalhar, pára!
O comandante dá ordens para chamar o meu Pai, pelos altifilantes do aeroporto da Beira, provinvia portuguesa de Nampula, e o meu Pai, já no estacionamento a arrombar o carro, e a fazer a ligaçao directa, para tentar arranjar um sitio para dormir (já tinha deitado as chaves do carro fora) ouve o seu nome, volta a entrar no aeroporto, um jipe da tropa portuguesa leva o até ao aviao, é chamada a escada para subir, e o meu Pai entra no aviao!
Eu viajo sempre ao colo do meu Pai, onde fiquei conhecida naquele voo de fuga da guerra, por querer ajudar as enfermeiras no 2 andar e ter perdido um fio de ouro mais tarde encontrado, dizia eu, até Luanda, onde o Boing portugues fez escala. 
à chegada a Portugal, o Comandante permite que eu entro no cockpit para aterragem, ao colo de uma hospedeira, sendo para mim uma das memórias mais marcantes da minha vida (tinha 5 anos) e diz me..."este é o teu País"
Mais tarde, o Comandante daquele voo, que tinha ficado amigo do meu Pai, para toda a vida, visita o meu Pai na CGD na Rua Castilho, era eu adolescente de 15 anos, e eu volto a ve lo, e o dá me 5 contos!!!!!!!
Para mim, esta história da Ucrania, como todas as guerras, é para acabar depressa, para nao separar filhas dos Pais...
eu e a minha Mae estávamos sozinhas, com uma carga de malas que nao conseguiamos transportar, sem ajiuda, e sem rumo nenhum em Lisboa...e o meu Pai, ficava em África, onde tudo podia acontecer..
Portugal abandonou África. Mas os portugueses que construiram o Império jamais abandonaram.
Fica aqui tbm um grande abraço à Força Aérea Portuguesa, que escoltou todos o exilio portugues, dos avioes civis, que ficou conhecida, como a maior operaçao de resgate do Mundo!

No comments: