Friday, April 1, 2011

SURUMBAMBA QUINHENTISTA - POLÍTICA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO DO SÉC.XV


Podemos começar hoje no séc. XV, com a surumbamba da morte e funeral de Gil Vicente, o nosso mais querido e inteligente dramaturgo português.

Judeu....e português.

Português....e judeu.

Gil Vicente morreu de diabetes subitamente. O Rei D. Afonso V (passo a publicidade ao meu querido Colégio) que sabia que politicamente era conveniente tomar providências cautelares quanto à obra teatral de Vicente, mandou imediatamente fazer-lhe um funeral e mandar enterrar o intelectual em Évora, ao pé do Templo de Diana.
As ordens forma dadas e transmitidas.
Ora bem, nesse particular dia em Lisboa, tinham morrido na Freguesia de Alvalade, 136 almas. Morria-se com fartura nessa época. O despachante de almas perguntou ao ajudante onde é que está o Gil Vicente?...O ajudante disse-lhe : "Ah eu cá não sei quem é o Gil Vicente, nunca lhe vi a tromba!", bem, pergunta a este, depois pergunta àquele, e depois pergunta ao outro....família não tem....bem, Decidiu o despachante....O mais bem vestido que aqui tiver é o Gil Vicente!....
E assim foi, o mais bem vestido era o cobrador do Rei, passou a ser o defunto Gil Vicente, que por sua vez podemos visitar em Évora, sempre que quisermos...ou tivermos Paciência!

No comments: