Thursday, January 21, 2010

OS SUBMARINOS E PORTAS

A investigação do Ministério Público sobre o caso do negócio dos submarinos, pretende esclarecer a intervenção inter-bancária sobre o financiamento para a operação de aquisição e respectivas contrapartidas (favorecimento da Banca em outros negócios), e se há ou não, relação entre os depósitos na conta do CDS-PP à época do contrato entre o Ministério da Defesa e o consórcio alemão.
O financiamento ilegal dos partidos políticos é sobretudo efectuado através de tráfico de influências, sendo que o negócio dos submarinos abriu uma competição entre os concorrentes internacionais na avaliação de custos para a Marinha.
Essa competição, eventualmente tornou fácil a circulação de dinheiro, nomeadamente nos contratos a leasing com os grupos bancários envolvidos, contratos esses, que são facilmente burlados.
Podia também apurar-se o conteúdo do processo de aquisição, no que respeita, a execução dos pagamentos fraccionados que possam ter sido utilizados pelo Ministério da Defesa para regalias não conhecidas, sobretudo futuras facilidades, em futuras compras.
Terá Durão Barroso e/ou alguém do CDS-PP sido favorecido para a Comissão Europeia, ou estará mais inter-ligado entre a banca, o negócio jurídico propriamente dito, interesses particulares e promoção partidária?


No comments: