Tuesday, April 14, 2009

ÉTICA, SIMPLES PALAVRA OU DEFINIÇÃO

As convicções não se vendem. Mesmo que hoje, esta afirmação se limite aos clubes de futebol.
Os códigos deontológicos são sagrados. O respeito profissional corresponde à conduta integral dessa atitude, simultaneamente moral e técnica.
Não podemos olhar com admiração para políticos que discursam com total ignorância pelo cargo e pela profissão que ocupam. No caso dos Estados Unidos da América, que se compõe por cinquenta estados federais, cada um com jurisdição própria, devemos observar cuidadosamente as declarações do seu mais alto signatário de forma séria. Portanto, se o Presidente americano afirma que apoia firmemente a pena de morte, castigo apenas utilizado em meia dúzia de estados, perguntamos aos americanos se ele é apenas presidente da Carolina do Norte, se a sua função é preservar e garantir a Constituição comum a todos, se a sua opinião é fundamentada em algum pensamento filosófico, se conhece uma política americana conhecida por defesa dos direitos humanos, se acredita em Jesus Cristo e não na evolução, ou se apenas é desprovido de qualquer género e tipo de ética?
Ética, que se mistura dramaticamente com o Deus Dollar e que se espalha pelo mundo inteiro como uma praga. Vale tudo para ter dinheiro, o psicológico social vive obcecado com o substantivo, mais, e até os directores dos jornais mais prestigiados vendem ideias a políticos para venderem produto mesmo que isso signifique uma absoluta desonestidade profissional e um total desrespeito pela propriedade intelectual de outros.
Chegámos a um ponto conhecido na história como, a dilatação do nascimento da revolução, um período que costuma provocar dores horríveis ao poder instalado.
Não será necessária uma grande preocupação, porque como nos filmes norte-americanos os bons ganham sempre no final da história.

3 comments:

Unknown said...

Olá Miss,

Este texto tem uma lógica tão bem estruturada (digamos assim) que comentá-lo é dificil a não ser que queiramos cair no lugar comum e dizer que o texto é incrívelmente bem conseguido.

Na realidade tdo o teu blog me parece bem estruturado sustentado por pesquisa , estudo e uma certa paixão.Talvez pesquises só por um lado com uma tendência,apenas.Parece-me.

Ética não existe.Ética é um valor/argumento e cada um tem a ética que quer falando de governos e políticos.A ética é oferta grátis nas escolas e pela vida fora.
No entanto a ética existe sim!!VOLTE FACE! Por isso é que cada cidadão deste mundo deve saber exigir etica,clarividência nas manobras politicas e não só, que envolvam as nossas vidas paulatinamente, sem muitos de nós nos apercebermos ou prestarmos atenção.Fazer politica é fascinante e o mundo anda tão virtiginosamente rápido que por vezes não se pode ser coerente com a opinião do dia anterior pq simplesmente as peças do xadrez não são as mesmas...

Enfim, este tema tem "pano para mangas".

Não posso deixar de te dar os parabéns pois tens aqui um post/blog deveras interessante.

Beijo,
Sof.

Anonymous said...

Já não concordo com nada disto...;)))raquelock

Unknown said...

Eu estou comprometida com uma causa, que transcende os portugueses, por um lado, e os cidadãos do mundo por outro; razo a mediocridade da má educação, por isso mesmo; talvez um dia, seja público, muito provavelmente nunca o será, assistam portanto ao meu facebook , fica aqui o convite. Obrigado Sofia, foi uma honra ler o seu comentário.